1. MENINA VENENO: uma releitura do clássico Branca de neve e os sete anões, bem atualizada, tem por exemplo a mudança do espelho para um aplicativo de celular de reconhecimento de faces e cálculo da % de beleza e é também sobre o ponto de vista da madrasta má, muito interessante, achei diferente dos demais da Carina Rissi.
2. UM MAIS UM: parece um chick-lit da Sophie Kinsella (Os delírios de consumo de Becky Bloom) mas com personagens um pouco mais sérias, assim como os demais da autora, alterna os narradores nos capítulos, tem o ponto de vista de cada um, quase tem o do catioro também. É uma Road trip, me lembrou Pequena Miss Sunshine. Gostei muito.
3. A OUTRA VOLTA DO PARAFUSO: é um livro de suspense/terror, mas ainda não foi dessa vez que consegui sentir medo lendo uma história, vi o filme baseado no livro (Os Inocentes - com Deborah Kerr em preto e branco) e é mais assustador, se bem que usa o artifício de não somente deixar por nossa conta saber se é real ou não, as coisas realmente acontecem.
4. A REVOLUÇÃO DOS BICHOS: precursor das distopias sobre governos totalitários, mostra um grupo de animas que se revolta contra a tirania dos humanos, mas no final será que tudo acaba diferente? Minha expectativa era alta, decepcionou um pouco.
5. MORTE EM VENEZA: é bem curtinho, parece um conto, é interessante pq descreve uma Veneza de antigamente decadente, mas as descrições são poucas então pretendo comprar o filme.
6. VOLTE PARA MIM: a expectativa era baixa (depois de ler da Bel Rodrigues tb booktuber o 13 segundos) mas me surpreendeu, é super água com açúcar mas nem um pouco insosso, a escrita é perfeita. Me lembrou os romances de época da Carina Rissi e a série Perdida, mas com uma protagonista não mimizenta como a Sofia Alonso.
7. LADY SUSAN: acabou sendo o primeiro que li de Jane Austen, escrito em forma de cartas entre os personagens, uma protagonista vilã muito “safa”, assisti logo em seguida o filme baseado no livro (Amor e Amizade) super bem adaptado, amei ambos.
8. A GAROTA DAS SAPATILHAS BRANCAS: não li o primeiro da duologia (O garoto do cachecol vermelho) mas acredito que tem que lê-lo primeiro, pq parece que tem peças faltando. E pra mim já deu... adolescente doente em livro (Sick-lit “literatura enferma” ou “literatura doente”) foi suficiente o A culpa é das estrelas, o tal Mil beijos de garoto já foi dureza de ler. Até Juilliard School tem em comum com Mil beijos e Se eu ficar.
9. O SEGREDO DAS FADAS (UNICÓRNIOS): leitura conjunta com a minha filha, acabamos lendo esse sexto e último da série, antes do quinto livro por engano, e mesmo com a temática desse animal mitológico que virou febre da meninada, ela não ficou muito animada não, parecem todos muito iguais, aventuras num mundo mágico sem sequência, e acho que já tá muito infantil pra ela, vai ser difícil convencer de ler o anterior.
10. UMA VIAGEM INESPERADA: leitura conjunta com a minha filha, começamos pela Marina (que eu não conheço muito) pq era o conto da Melina Souza (booktuber que acompanho) e nos agradou muito, mesmo à minha filha que conhece bem a personagem da coleção Turma da Mônica jovem. A viagem dela tem ligação com a vivência da autora, mas combinou com a Marina, fotógrafa e desenhista na Inglaterra. Depois fomos pra Magali, que é a personagem preferida da minha filha, mas que não tínhamos muita expectativa pq era uma viagem nacional, muito menos pra adolescente que não acha cidades históricas nada atraentes, porém nos surpreendeu, parecia muito mesmo a Magali e deixou com uma vontadezinha de conhecer Paraty. A terceira foi a Mônica, e foi uma decepção total, primeiro pq não parecia nada com a personagem do Maurício, ficava forçando parecer com ela falando o tempo todo em Limoeiro e mochila do Sansão, mas foi só forçação mesmo e em segundo lugar, parecia ser o melhor dos 4 destinos e tema – Coréia do Sul e k-pop - mas teve muito pouco disso, e uma surpresa pq essa booktuber é especialista nisso. E enfim, o último a ser lido foi de outra booktuber que acompanho e adoro, a Pam Gonçalves, e embora eu tb não conheça muito a Denise, minha filha achou que tinha tudo a ver com a personagem e que a viagem dela à serra catarinense foi muito bem descrita e deixou com vontade de se aventurar como ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário